quarta-feira, 9 de março de 2011

Makarenko e o seu Trabalho Pedagogico

Makarenko

Instruir é educar, mas educar não é, necessariamente, instruir”.






Breve Diálogo

Anton
que aborda, a sua obra o 'Poema pedagógico' Finalizado em 1935, narra de forma clara e direta o dia-a-dia de atuação pedagógica na Colônia Gorki (que significa “Amargo"), na União Soviética, fundada por Makarenko, em seu relato, ele fala para estruturar a colônia e o registro de seus primeiros resultados positivos, alternados com decepções de
toda ordem, o que demonstra sua fidedignidade em relação a sua obra que constitui um exemplo até hoje insuperável na área educacional – Reproduzido por Tatiana Belinky, fala de perto às questões mais delicadas da realidade brasileira. Sua linguagem fluente e direta, de grande força literária, foi reproduzida com criatividade e precisão. As experiências nesta instituição, que se transformou em uma escola concreta onde a
prática diária, analisada a partir de suas concepções socialistas, lhe ensinaria mais que
todas as teorias pedagógicas.

Semyonovich Makarenko (1888-1939), foi um pedagogo ucraniano que se especializou em trabalhar com menores abandonados e em especial com os marginalizados(praticantes de atividades criiminosas) seu trabalho com menores lhe  rendeu uma obra que o consagrou como Um dos Maiores Educadores do Século XX Ao mesmo tempo clássica e revolucionária, atualíssima na forma e nas questões

Vida e obra

Filho de um operário Ferroviário e de uma dona de casa nasceu em 13 de março de 1888, Makarenko, teve uma infância pobre. Quando foi matriculado em uma escola primária já havia aprendido a ler e escrever com sua mãe.

Em 1906, ano em que conclui o curso de Magistério, concluiu o curso de pedagogia na escola pública de Krementchug, Makarenko leciona pela primeira vez na Escola Primária das Oficinas Ferroviárialá lecionou por oito anos, lecionou em escolas populares até 1914.
Teve contato com as idéas de Lenin (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenin) e Maximo Gorki(http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1ximo_Gorki) e deles sofreu a influência que o inspirou seu modo de lidar com a educação, implantando o ensino de sua lingua materna, a língua ucraniana, a qual não lhe foi ensinada na escola onde estudou, uma vez que o governo impedia esta disciplina, filosofia e lógica, que só eram ensinadas a elite; e ampliação do espaço cultural na escola. Mudando desta forma o curriculo escolar.
Chamado pelo Comissariado do Povo para fundar, em 1920, uma colônia correcional que atendia as crianças e jovens orfãos abandonados em razão da Primeira Guerra Mundial e também pela Guerra Civil (1918-1921) e que haviam vivido na marginalidade, esta entidade reincorporou centenas de menores, quase todos analfabetos e muitos com várias passagens pela polícia, à vida social.

Makarenko viu-se frente a frente com o desafio da reeducação socialista. A partir desta prática o educador formulou sua teoria pedagógica, abrangente e engajada em seu

Ele foi considerado um dos maiores pedagogos soviéticos e um dos expoentes da história e da educação socialista; criou a talvez mais elaborada e completa proposta educacional comprometida com a construção da sociedade socialista, dentre todas as produzidas pela tradição revolucionária.

Em 1927, quando aconteceu a Revolução Bolchevique, Makarenko terminava um curso no Instituto Pedagógico de Poltava e dirigia uma escola de ferroviários, desenvolvendo trabalhos políticos e pedagógicos junto à comunidade.

De 1920 a 1928 esteve á frente da direção da colônia Gorki . Em sua busca Makarenko ambicionou moldar o “novo homem”, que acreditava ser uma meta possível e necessária, para a Rússia pós-revolução. De humanista a militarista, ele recebeu todos os títulos, mas sua polêmica tornou-se ponto de referência
dos educadores até hoje.


“Poema pedagógico”. “Ele queria que seus pupilos desenvolvessem certas qualidades como cidadãos soviéticos que Makarenko deveriam ter: - um profundo sentimento do dever e da responsabilidade para com os objetivos da sociedade; - um espírito de colaboração, solidariedade e camaradagem; - uma personalidade disciplinada, com grande domínio da vontade e com vistas aos interesses coletivos; - algumas condições de atuação que impedissem a submissão e a exploração do homem pelo homem; - uma sólida formação política; - uma grande capacidade de conhecer os inimigos do povo.”
Trechos do livro:


"O mais desagradável dos diálogos é aquele em que o interlocutor que tem o poder para decidir joga com a teoria, acreditando que a teoria determina a realidade".
“Nas ruas, a vida desses pequenos cidadãos transcorre naturalmente e os problemas de sobrevivência são solucionados sem que se recorra à moral e aos princípios tanto prezados pela nossa sociedade, pois não possuem nem tempo, nem costume, nem escrivaninha para ocuparem-se destas coisas. (...) é preciso sobreviver, mantendo-se com força na superfície do globo terrestre, mesmo que para isso seja
preciso agarrar-se nas bolsas das senhoras e nas pastas de elegantes cavalheiros.
(...) A vontade dessas crianças a muito fora esmagada pela violência e pelos safanões dos mais velhos. Ao mesmo tempo essas crianças não são nada idiotas; de fato são crianças comuns, colocadas pelo destino numa situação incrivelmente absurda:

                         Por um lado elas estão privadas de todos os benefícios do desenvolvimento humano e,
                        por outro, são excluídas das soluções salvadoras, pela simples razão da sua luta pela
                       sobrevivência.
 
Importante saber

Não demorou muito para Makarenko perceber que os manuais pedagógicos simplesmente não funcionavam para a sua realidade, e isto porque não previam cobrança, recompensa, estímulo ou punição. Ele chamava os pedagogos de seres do Olimpo, por viverem nas nuvens, distantes da realidade, e considerava as teorias
pedagógicas vazias, sem possibilidades de aplicação prática. Sem temerem conseqüências ou esperarem qualquer recompensa os internos não tinham nenhum interesse em respeitar as regras da Colônia, muito menos em aprender alguma coisa. Até mesmo a segurança dos educadores ficava comprometida na maioria dessas colônias onde professores e funcionários tinham medo dos colonistas (integranrtes da colônia) e
estes dominavam as instituições, fazendo nelas o que queriam.

Em poucos anos a colônia se tornou auto-suficiente. Fabricava-se de tudo, o excedente era vendido e o lucro era reinvestido na colônia. Os jovens trabalhavam metade do período e estudava na outra metade, sendo que o empenho deveria ser satisfatório nos dois turnos. Não se tratava apenas de trabalhar por trabalhar, havia toda uma filosofia de progresso e crescimento que não se separava da educação.

Makarenko não formou fabricantes de cabos de vassouras, mas médicos e aviadores, ainda que também saíssem de sua colônia exímios marceneiros, eletricistas e torneiros. A primeira câmera fotográfica da União Soviética foi fabricada dentro de uma colônia dirigida por ele.

Depois de passar uma noite, trancado em seu dormitório por medo dos próprios alunos, Makarenko decide trabalhar de modo intuitivo, disciplinar nos moldes dos destacamentos militares, mas flexível, e sem ficar preso as convenções dos manuais pedagógicos. Não foi nada fácil. No começo os internos reagiram, mas vendo que o diretor estava irredutível alguns aderiram, outros preferiram fugir e passaram a praticar
crimes na região. O Departamento de Educação via com preocupação e ressalvas _ e até mesmo com alguma inveja _ o modo como Makarenko dirigia o reformatório e chegou a lhe impor algumas dificuldades, embora ele contasse com a simpatia de algumas pessoas influentes. Makarenko também se questionava muito sobre os resultados da sua metodologia e por várias vezes pensou em desistir, mas decidiu continuar e aprender
com os erros. Acabou chegando à conclusão de que não conseguiria educar delinqüentes juvenis se não houvesse cobrança por desempenho nem punição por indisciplina, mas também não adiantaria cobrar disciplina e estudo se não oferecesse nada em troca.

Disciplina, para ele, não era entendida como coerção ou imposição de normas rígidas de conduta, mas como a priorização do coletivo em detrimento do individual.

Não de qualquer coletivo, mas de um coletivo harmonioso, pois só dentro de um coletivo harmonioso e feliz seria possível frutificar uma ética socialmente saudável. Ao longo de oito anos Anton Makarenko procurou "construir" um ambiente onde os educandos se sentissem parte dele. Era no coletivo que as demandas eram discutidas e providenciadas e era dentro dele que os problemas deveriam ser enfrentados e resolvidos. Os responsáveis por faltas mais graves, como furtos ou vandalismo, eram julgados pelos próprios companheiros numa espécie de assembléia, chamada por ele de Conselho de Comandantes, que decidia se o infrator era culpado, se deveria ser punido e qual a pena. Decisão que era sempre respeitada por ele. Gradativamente, os internos foram se convencendo de que a disciplina e o respeito mútuo revertiam para o bem estar
deles próprios.

Apesar de suas conquistas Makarenko recebia pesadas críticas de pedagogos e do Departamento de Educação que consideravam suas normas de disciplina rígidas demais e também por ele não seguir as orientações pedagógicas. Percebendo que essa indisposição contra ele já estava prejudicando seus colonistas ele pediu demissão do cargo de diretor da Colônia Gorki, passando a se dedicar à colônia Dzerzhinsky onde teve seu trabalho reconhecido.

"Poema Pedagógico" é uma leitura indispensável para quem trabalha na área de educação. Embora o livro trate do universo dos reformatórios soviéticos do início do século XX, e dentro de um contexto bem particular que foi a implantação do Socialismo na União Soviética, a experiência transmitida pelo autor pode ser muito útil para professores e educadores de hoje. As personagens juvenis que povoam o livro são tão
humanas e complexas quanto qualquer adolescente do século XXI e o mesmo valem para os educadores, na maioria muito bem intencionados, mas sem preparo para lidar com meninos e meninas com tantos problemas e com interesses tão divergentes e contraditórios.

Como pensava Anton Makarenko, em se tratando de educação, principalmente de adolescentes, não existe fórmula pronta, por isso devemos levar em conta que na época em que o livro foi escrito a sociedade soviética, como um todo, estava empenhada na reconstrução do país, o que só seria possível através da educação, e esta era a prioridade número um do governo, que entendia ser a única maneira de consolidar a
Revolução e concretizar seus ideais.

Os educadores de hoje enfrentam desafios semelhantes, mas ao contrário de Makarenko não podem contar com o empenho do Estado. O tema Educação esta presente todos os dias na mídia, que se mostra mais preocupada com a falta de mão de obra qualificada do que interessada numa educação de qualidade voltada para a cidadania. E, apesar dos discursos, a educação pública não é prioridade. Jornalistas, Políticos, empresários e economistas são chamados a apontar soluções enquanto os professores, que realmente vivenciam a realidade do sistema, não são ouvidos e assim como Makarenko são o alvo das críticas.


Referencias


http://www.marxists.org/reference/archive/makarenko/index.html
Acessado em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anton_Makarenko
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1ximo_Gorki
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8573
263369&sid=01237322112713612231125981
http://www.authorstream.com/Presentation/cigrobson-188977-hist-ria-da-id-iaspedag-
gicas-pedagogia-histria-das-idias-pedaggicas-1211382341278565-8-educationppt-
powerpoint/
http://www.ideiaseensaios.com.br/2008/05/educao.html


Instrumentos de pesquisas
Bing: Mecanismo de busca da Microsoft.
:
http://www.bing.com/search?q=www.histria-das-ideias-pedaggicas-
1211382341278565-8%2F&form=QBRE&filt=all
Google: Mecanismo de busca do google
http://www.google.com.br/#hl=pt-
BR&q=makarenko+vida+e+obra&aq=1&aqi=g10&aql=&oq=makarenko&gs_rfai=&fp
=a0c2cad45c6228dd

Site de busca: Site buscador brasileiro, desenvolvimento e atualizador por alunos
da Faculdade Sumaré
http://www.sitedebusca.com/busca.php?busca=makarenko
OBS.: Sites acessados entre os dias 13/02 a presente data, dia 03/03.

Para mais em inglês:

Works:
Images:

Vygotsky Archive | Marxism and Psychology | M.I.A. Library
(Makarenko, 2005)

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